Não se deixem enganar pelo aspeto light ou pelo nome deste scone. Cada um destes é uma refeição ligeira! A querida Kate Fox cedeu-me a receita depois de ter ganho um concurso de scones que organizei (com os fundos obtidos a reverter a favor de um abrigo de gatinhos em Derby). Para quem diz que os ingleses não sabem cozinhar, aqui está a prova #1 da defesa!
- 2 cebolas roxas fatiadas
- 1 c. sopa de açúcar amarelo
- sal, pimenta, azeite, vinagre e tomilho q.b
- 300-400g farinha (começar com 300 e ir acrescentando)
- 3 c. chá fermento em pó
- 30g manteiga fria
- 2 c. sopa iogurte
- 200ml leitelho (200ml leite + 1 ou 2 c. chá de sumo de limão)
- 200g queijo feta
- Saltear as cebolas com o açúcar amarelo e o vinagre e temperá-las a gosto
- Misturar e amassar a farinha e o fermento com a manteiga, o iogurte e o leitelho. Acrescentar um pouco de sal a esta massa e ir acrescentando farinha até ter a textura desejada
- Estender a massa em forma de retângulo. Pré-aquecer o forno a 220ºC e preparar um tabuleiro grande com papel vegetal
- Colocar o queijo feta esfarelado e a mistura de cebola no interior do retângulo de massa. Acrescentar tomilho a gosto e enrolar. Cortar o rolo às fatias (cada fatia é um scone) e colocar no tabuleiro para ir ao forno.
- Cozer cerca de 15 a 20 minutos. Aproveitar este tempo para lavar as mãos, o rolo da massa, o balcão e, em suma, toda a cozinha. Se calhar sou eu que sou trenga, mas tudo o que envolva amassar, envolve também que a farinha vá parar a todo o lado
Estes scones podem ser servidos como uma refeição ligeira quentinhos ou, depois, de frios, como um lanche reforçado para a praia ou um piquenique. Para quem tiver muita fome, 2 chegam e sobram.

Comentários
Postar um comentário