Um bolo fino mas muito denso e com um sabor forte a chocolate. Esta fotografia não ficou particularmente linda, mas com a cobertura é muito fácil dar um aspeto fantástico a este bolo.
- 6 ovos
- 250g de chocolate negro em tablete
- sal q.b.
- Partir o chocolate em pedacinhos e derreter no microondas. Para quem nunca fez, é muito mais fácil que o banho maria, como mesmo resultado. É só aquecer de 30 em 30 segundos na potência mais baixa até estar quase todo derretido. Depois mexer com uma colher para derreter o restante
- Separar as gemas das claras. Bater as gemas, uma a uma, com o chocolate. Este passo deve ser feito muito rapidamente para não deixar que as gemas cozam com o calor.
- Bater as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal. Incorporar as claras batidas na nossa massa de bolo, devagar e com cuidado para não abaterem. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
- Separar metade ou ligeiramente menos (um terço) numa taça que deve ir ao frigorífico algumas horas. Colocar a restante massa numa forma e cozer a 180ºC durante cerca de 20 minutos, verificando sempre a cozedura com um palito e deixando mais tempo se necessário.
- Depois de pronto, o bolo deve arrefecer completamente. Depois de frio, podemos cobri-lo com a cobertura e algumas decorações como os rolinhos de chocolate da fotografia ou raspas de chocolate (negro ou branco). Também fica muito bem com migalhas de cereais de chocolate (Chocapic, Crunch ou Choco Crispies) ou polvilhado com açúcar em pó.
Esta sobremesa pode ser feita de três formas: a que indico acima, a mousse de chocolate (em que toda a massa vai ao frio) ou o bolo sem cobertura (em que toda a massa vai ao forno). Neste último caso aconselho a cobertura com um pouco de açúcar em pó.

Comentários
Postar um comentário