Pular para o conteúdo principal

Quiche muito fixe


Esta quiche sai sempre bem e é um sucesso quer em festas ou piqueniques. É também bastante fácil de fazer


  • 1 massa quebrada de compra
  • 1 embalagem de bacon aos cubos
  • 1 lata média de cogumelos
  • 1 cebola picada
  • ervilhas congeladas q.b.
  • 2 ovos
  • 200ml de natas (uma embalagem pequena)
  • queijo ralado q.b (opcional)
  • sal e pimenta q.b
  1. Colocar a cebola, o bacon e os cogumelos numa frigideira em lume médio alto e saltear com um pouco de azeite ou óleo.
  2. Colocar a massa quebrada na tarteira e furar o fundo para impedir que suba. Proteger as bordas da tarteira com papel de alumínio para apenas cozer e dourar o fundo.
  3. Cozer a massa, vazia, a 180ºC até dourar. Se a massa subir, não há problema: é só abrir o forno e pressioná-la para baixo com um garfo.
  4. Enquanto o recheio e a tarte cozem, bater os ovos inteiros com as natas e temperar a gosto. Pode usar só sal e pimenta ou usar outros temperos a gosto.
  5. Quando a massa da tarte estiver pronta, retirá-la do forno. Colocar as ervilhas congeladas no fundo e o nosso recheio de cebola, cogumelos e bacon (sem nenhum líquido)
  6. Verter por cima a mistura de ovos e natas, com cuidado, e mexendo um pouco para garantir que não há bolhas de ar. Podemos também "afundar" os legumes e bacon no líquido para prevenir que queimem na cozedura.
  7. Levar ao forno a 180ºC até dourar. Podemos ver se já está pronta abanando a tarteira. O centro não deve abanar como se estivesse líquido ou gelatinoso. Se necessário, cobrir com uma folha de alumínio para cozer completamente sem dourar mais o topo.
  8. O queijo ralado deve ser polvilhado no topo a meio da cozedura, depois de se formar uma capa sólida no cimo do recheio já parcialmente cozido. Senão, o queijo afunda e não se sente. Na falta de queijo ralado, eu uso uma ou duas fatias de queijo, cortadas em pedacinhos pequenos.
Esta quiche pode ser modificada com vários recheios mas este tem sido o preferido de todos os que provam. Também faço por vezes com uma mistura de legumes congelados (com cenoura, milho, feijão verde, etc) para uma versão vegetariana, mas esta precisa de mais temperos para ficar mais saborosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhado de brócolos, bacon e queijo

Este folhadinho voa cá em casa! Para quem não gosta de queijo azul (como eu), pode substituir por outro, como mozarella de búfala. 1 massa folhada 250g brócolos cozidos, cortados em pedaços pequenos 125g de bacon em cubos 1 cebola roxa, fatiada 100g queijo azul (ou mozarella) sal e pimenta q.b. Pinhões para decoração (ou amêndoa laminada, porque o pinhão está caro!) Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar a massa folhada na tarteira e picar o fundo. Pré-cozer a massa, vazia, até dourar ligeiramente. Num frigideira, saltear o bacon e a cebola e temperar a gosto. Juntar os brócolos. Colocar o recheio na massa folhada. Se esta tiver subido, forçá-la abaixo com um garfo. Espalhar o queijo em pedaços, uniformemente, por cima do recheio Levar ao forno cerca de 20 minutos e servir morno, com os pinhões/amêndoas por cima Embora eu não goste, toda a gente me assegura que este folhado é muito melhor com queijo azul, pelo que o recomendo a quem quiser experimentar. A mim semp...

Bolo mousse de chocolate

Um bolo fino mas muito denso e com um sabor forte a chocolate. Esta fotografia não ficou particularmente linda, mas com a cobertura é muito fácil dar um aspeto fantástico a este bolo. 6 ovos 250g de chocolate negro em tablete sal q.b. Partir o chocolate em pedacinhos e derreter no microondas. Para quem nunca fez, é muito mais fácil que o banho maria, como mesmo resultado. É só aquecer de 30 em 30 segundos na potência mais baixa até estar quase todo derretido. Depois mexer com uma colher para derreter o restante Separar as gemas das claras. Bater as gemas, uma a uma, com o chocolate. Este passo deve ser feito muito rapidamente para não deixar que as gemas cozam com o calor. Bater as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal. Incorporar as claras batidas na nossa massa de bolo, devagar e com cuidado para não abaterem. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Separar metade ou ligeiramente menos (um terço) numa taça que deve ir ao frigorífico algumas horas. Colocar a restante ...

Pudim de laranja do Algarve

Este pudim é muito leve e fresco, ideal para servir geladinho no pico do Verão. A receita tradicional algarvia é de uma tia da esposa do chefe Michel, que a publicou num panfleto do Continente. 6 ovos 250g açúcar sumo de 4 laranjas raspa de 2 laranjas e de 1 limão caramelo líquido de compra q.b. (opcional) Raspar os citrinos e espremê-los. Pré-aquecer o forno a 160ºC Bater os ovos com o açúcar, muito bem batidos. Só acrescentar o sumo no fim para garantir que os ovos ficam bem batidos. Quaisquer pedacinhos de clara mal incorporados vão flutuar e formar manchas brancas no pudim. Não se nota a diferença no sabor, mas fica muito feio Acrescentar o sumo e as raspas e bater bem. Opcional: colocar um pouco de caramelo líquido no fundo da forma Verter a mistura para dentro da forma. Cozer 40 minutos e deixar arrefecer. Levar ao frigorífico até ao dia seguinte e desenformar imediatamente antes de servir