Esta quiche sai sempre bem e é um sucesso quer em festas ou piqueniques. É também bastante fácil de fazer
- 1 massa quebrada de compra
- 1 embalagem de bacon aos cubos
- 1 lata média de cogumelos
- 1 cebola picada
- ervilhas congeladas q.b.
- 2 ovos
- 200ml de natas (uma embalagem pequena)
- queijo ralado q.b (opcional)
- sal e pimenta q.b
- Colocar a cebola, o bacon e os cogumelos numa frigideira em lume médio alto e saltear com um pouco de azeite ou óleo.
- Colocar a massa quebrada na tarteira e furar o fundo para impedir que suba. Proteger as bordas da tarteira com papel de alumínio para apenas cozer e dourar o fundo.
- Cozer a massa, vazia, a 180ºC até dourar. Se a massa subir, não há problema: é só abrir o forno e pressioná-la para baixo com um garfo.
- Enquanto o recheio e a tarte cozem, bater os ovos inteiros com as natas e temperar a gosto. Pode usar só sal e pimenta ou usar outros temperos a gosto.
- Quando a massa da tarte estiver pronta, retirá-la do forno. Colocar as ervilhas congeladas no fundo e o nosso recheio de cebola, cogumelos e bacon (sem nenhum líquido)
- Verter por cima a mistura de ovos e natas, com cuidado, e mexendo um pouco para garantir que não há bolhas de ar. Podemos também "afundar" os legumes e bacon no líquido para prevenir que queimem na cozedura.
- Levar ao forno a 180ºC até dourar. Podemos ver se já está pronta abanando a tarteira. O centro não deve abanar como se estivesse líquido ou gelatinoso. Se necessário, cobrir com uma folha de alumínio para cozer completamente sem dourar mais o topo.
- O queijo ralado deve ser polvilhado no topo a meio da cozedura, depois de se formar uma capa sólida no cimo do recheio já parcialmente cozido. Senão, o queijo afunda e não se sente. Na falta de queijo ralado, eu uso uma ou duas fatias de queijo, cortadas em pedacinhos pequenos.
Esta quiche pode ser modificada com vários recheios mas este tem sido o preferido de todos os que provam. Também faço por vezes com uma mistura de legumes congelados (com cenoura, milho, feijão verde, etc) para uma versão vegetariana, mas esta precisa de mais temperos para ficar mais saborosa.

Comentários
Postar um comentário