Pular para o conteúdo principal

Bolo de requeijão, framboesa e chocolate



Um bolo muito bonito e impressionante tanto por fora como por dentro! Uma dica para fazer "render" as framboesas (que costumam ser caras) é rasgá-las ao meio, muito cuidadosamente, com as mãos e usar essas metades, deitadas, na decoração da parte de cima. Vai parecer que tem muitas mais framboesas!


  • 4 ovos
  • 1 requeijão (aprox. 100g)
  • 150g açúcar
  • 250g chocolate negro em pedacinhos
  • 130g farinha
  • 1 embalagem de framboesas
  • 3 c. chá fermento em pó
  • 4 c. sopa leite
  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar a forma a usar.
  2. Bater as claras em castelo com cerca de 50g do açúcar.
  3. Bater o requeijão com as gemas e o restante açúcar até homogenizar. Adicionar a farinha, o fermento e metade dos pedacinhos de chocolate.
  4. Envolver delicadamente as claras e colocar a massa na forma untada. Enterrar na massa algumas framboesas rasgadas ao meio. Cuidado para não as deixar à superfície, senão queimam durante a cozedura.
  5. Cozer cerca de 30 minutos. Colocar uma folha de alumínio a proteger o bolo assim que este dourar (normalmente aos 15 minutos)
  6. Deixar arrefecer completamente antes da decoração (ter as framboesas restantes no frigorífico no entretanto)
  7. Aquecer o chocolate restante no microondas em intervalos de 30 segundos até derreter, com o leite. Usar esta mistura como cobertura para o bolo e decorar a gosto com as framboesas. Estas ficarão fixas no lugar quando o chocolate arrefecer.
Desaconselho vivamente a compra de pepitas de chocolate pré-feitas. Estas estão normalmente na secção de pastelaria de supermercados grandes e costumam ser feitas com chocolate de qualidade inferior e muito caras para o produto que são! Dá um bocadinho de trabalho, mas cortar o chocolate de tablete em pedacinhos faz o mesmo efeito no interior da maioria dos bolos e assim podemos escolher chocolate de melhor qualidade (e ainda assim mais barato que as pepitas). Para além disso, o chocolate em tablete costuma derreter melhor e podemos fazer "pepitas" do chocolate e da marca que entendermos (negro, branco ou de leite)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhado de brócolos, bacon e queijo

Este folhadinho voa cá em casa! Para quem não gosta de queijo azul (como eu), pode substituir por outro, como mozarella de búfala. 1 massa folhada 250g brócolos cozidos, cortados em pedaços pequenos 125g de bacon em cubos 1 cebola roxa, fatiada 100g queijo azul (ou mozarella) sal e pimenta q.b. Pinhões para decoração (ou amêndoa laminada, porque o pinhão está caro!) Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar a massa folhada na tarteira e picar o fundo. Pré-cozer a massa, vazia, até dourar ligeiramente. Num frigideira, saltear o bacon e a cebola e temperar a gosto. Juntar os brócolos. Colocar o recheio na massa folhada. Se esta tiver subido, forçá-la abaixo com um garfo. Espalhar o queijo em pedaços, uniformemente, por cima do recheio Levar ao forno cerca de 20 minutos e servir morno, com os pinhões/amêndoas por cima Embora eu não goste, toda a gente me assegura que este folhado é muito melhor com queijo azul, pelo que o recomendo a quem quiser experimentar. A mim semp...

Bolo mousse de chocolate

Um bolo fino mas muito denso e com um sabor forte a chocolate. Esta fotografia não ficou particularmente linda, mas com a cobertura é muito fácil dar um aspeto fantástico a este bolo. 6 ovos 250g de chocolate negro em tablete sal q.b. Partir o chocolate em pedacinhos e derreter no microondas. Para quem nunca fez, é muito mais fácil que o banho maria, como mesmo resultado. É só aquecer de 30 em 30 segundos na potência mais baixa até estar quase todo derretido. Depois mexer com uma colher para derreter o restante Separar as gemas das claras. Bater as gemas, uma a uma, com o chocolate. Este passo deve ser feito muito rapidamente para não deixar que as gemas cozam com o calor. Bater as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal. Incorporar as claras batidas na nossa massa de bolo, devagar e com cuidado para não abaterem. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Separar metade ou ligeiramente menos (um terço) numa taça que deve ir ao frigorífico algumas horas. Colocar a restante ...

Pudim de laranja do Algarve

Este pudim é muito leve e fresco, ideal para servir geladinho no pico do Verão. A receita tradicional algarvia é de uma tia da esposa do chefe Michel, que a publicou num panfleto do Continente. 6 ovos 250g açúcar sumo de 4 laranjas raspa de 2 laranjas e de 1 limão caramelo líquido de compra q.b. (opcional) Raspar os citrinos e espremê-los. Pré-aquecer o forno a 160ºC Bater os ovos com o açúcar, muito bem batidos. Só acrescentar o sumo no fim para garantir que os ovos ficam bem batidos. Quaisquer pedacinhos de clara mal incorporados vão flutuar e formar manchas brancas no pudim. Não se nota a diferença no sabor, mas fica muito feio Acrescentar o sumo e as raspas e bater bem. Opcional: colocar um pouco de caramelo líquido no fundo da forma Verter a mistura para dentro da forma. Cozer 40 minutos e deixar arrefecer. Levar ao frigorífico até ao dia seguinte e desenformar imediatamente antes de servir