Este bolo de noz não só é saboroso como é muito fácil de o fazer bonito para uma ocasião especial. Fica um pouco pequeno para a minha forma redonda portanto faço na de bolo inglês. Quem tiver uma forma redonda de pouco diâmetro também poderá fazer uma versão redonda. A receita original deste bolo dava também a sugestão de fazer pequenas madalenas, mas nunca experimentei.
- 125g manteiga
- 90g açúcar
- 3 ovos
- 180g farinha
- 5g fermento em pó
- 100g nozes
- algumas nozes para decoração q.b.
- açúcar em pó para decoração q.b.
- Triturar as nozes no robô de cozinha, menos as que vamos utilizar na decoração. Eu gosto de as picar bastante finas, mas não completamente desfeitas, para dar alguma textura ao interior do bolo. Há quem prefira picá-las completamente até parecerem farinha.
- Pré-aquecer o forno a 160ºC. Untar a forma e forrá-la com papel vegetal.
- Bater a manteiga com o açúcar.
- Juntar os ovos inteiros, um a um, acrescentando um ovo apenas quando o anterior estiver completamente incorporado.
- Juntar a farinha, o fermento em pó e as nozes picadas. Homogenizar.
- Colocar a massa na forma e cozer cerca de 50 minutos
- Depois de o bolo ter arrefecido completamente após a cozedura, podemos decorá-lo. Colocamos as nozes por cima do bolo conforme queremos que elas fiquem. Misturar algum açúcar em pó com umas gotas de água, apenas o suficiente para fazer uma pasta fina/ líquido grosso. Verter o açúcar por cima das nozes, fixando-as no sítio e formando uma glacê bonita por cima do bolo.
Ao desenformar um bolo para decorar temos sempre duas hipóteses: desenformá-lo conforme está (com a parte de cima virada para cima) ou cortar algum bolo no cimo, para nivelar, e virá-lo ao contrário. A primeira maneira dá muito menos trabalho e confere ao bolo um certo ar rústico. A segunda dá-lhe um ar mais profissional e ainda por cima permite-nos provar o bolo antes de o abrir. Ainda assim, em geral, a perguiça ganha à gula e costumo apresentá-lo conforme a fotografia

Comentários
Postar um comentário