Pular para o conteúdo principal

Bolo de requeijão, framboesa e chocolate



Um bolo muito bonito e impressionante tanto por fora como por dentro! Uma dica para fazer "render" as framboesas (que costumam ser caras) é rasgá-las ao meio, muito cuidadosamente, com as mãos e usar essas metades, deitadas, na decoração da parte de cima. Vai parecer que tem muitas mais framboesas!


  • 4 ovos
  • 1 requeijão (aprox. 100g)
  • 150g açúcar
  • 250g chocolate negro em pedacinhos
  • 130g farinha
  • 1 embalagem de framboesas
  • 3 c. chá fermento em pó
  • 4 c. sopa leite
  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar a forma a usar.
  2. Bater as claras em castelo com cerca de 50g do açúcar.
  3. Bater o requeijão com as gemas e o restante açúcar até homogenizar. Adicionar a farinha, o fermento e metade dos pedacinhos de chocolate.
  4. Envolver delicadamente as claras e colocar a massa na forma untada. Enterrar na massa algumas framboesas rasgadas ao meio. Cuidado para não as deixar à superfície, senão queimam durante a cozedura.
  5. Cozer cerca de 30 minutos. Colocar uma folha de alumínio a proteger o bolo assim que este dourar (normalmente aos 15 minutos)
  6. Deixar arrefecer completamente antes da decoração (ter as framboesas restantes no frigorífico no entretanto)
  7. Aquecer o chocolate restante no microondas em intervalos de 30 segundos até derreter, com o leite. Usar esta mistura como cobertura para o bolo e decorar a gosto com as framboesas. Estas ficarão fixas no lugar quando o chocolate arrefecer.
Desaconselho vivamente a compra de pepitas de chocolate pré-feitas. Estas estão normalmente na secção de pastelaria de supermercados grandes e costumam ser feitas com chocolate de qualidade inferior e muito caras para o produto que são! Dá um bocadinho de trabalho, mas cortar o chocolate de tablete em pedacinhos faz o mesmo efeito no interior da maioria dos bolos e assim podemos escolher chocolate de melhor qualidade (e ainda assim mais barato que as pepitas). Para além disso, o chocolate em tablete costuma derreter melhor e podemos fazer "pepitas" do chocolate e da marca que entendermos (negro, branco ou de leite)

Comentários